Bem-vindos

Este Blog tem o prazeroso trabalho de mostrar à vocês as maiores curiosidades e as melhores notícias do Brasil e do Mundo; esperando aumentar o campo de conhecimento dos queridos leitores...
Espero que gostem, e qualquer dúvida, sugestão e/ou reclamação, entrem em contato conosco. Muito obrigado!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Entrevista com um político


O Político preferiu não ter o nome revelado.


1º- Quando você ingressou na carreira política ?

Político: Faz uns 30 anos. Senti vocação na fazenda de meu pai, quando vivia com os empregando trabalhando de madrugada até a noite sem reclamar e recebendo pouco dinheiro. Eles ficavam felizes com um simples agrado. Meu pai falou para eu me candidatar para prefeito da cidade e que ganharia, pois as famílias e empregados votariam em mim. Depois estava eu, lá, prefeito da cidade.

2º- Qual foi sua primeira medida após a posse ?

Político: Saí de caminhão levando mantimentos, cada família mais pobre recebeu 15 Kg de alimento.

3º- O que você tem a dizer sobre denúncias de fraude ?

Político: Na política é assim mesmo, não me importo mais.



O nosso querido político anônimo não pode dar mais entrevistas, mas foi um prazer ter essas 3 declarações dele. Muito obrigado !!!

Entrevista com uma professora

Eliane Maximiano da Silva Alves- Professora


1º- O que você acha do mundo atual ? Você tem alguma dica para melhorar ?

Eliane: Acho que o mundo atual está muito violento, cada pessoa só pensa em si mesmo, as pessoas vivem muito amedrontadas. Para melhorar o mundo, deveriam se colocar mais policiais nas rua, muito policiamento e muito rígido.

2º- O que você acha da sua profissão ?

Eliane: Faltará muitos professores futuramente; pois essa profissão não é bem remunerada e deveria ser por que precisa-se de muita paciência e dedicação, além de ser cansativa.

3º- Qual a sua opinião sobre o nosso governo atual ?

Eliane: O governo tenta fazer muitas coisas, mas não é fácil agradar à todos. Principalmente à oposição.

4º- Você tem alguma opinião construtiva para o Brasil ?

Eliane: O Brasil possui grandes chances para crescer, mas falta um bom comando para estar à frente desse possível crescimento.

5º- Você tem alguma sugestão ou crítica a fazer sobre Colinas do Tocantins, nossa cidade ?

Eliane: A cidade precisa de uma organização total e urgente. Colinas não possui ruas em bons estados, o trânsito é muito desorganizado, o policiamento é horrível, existe muitos ladrões e a qualidade carcerária é assustadora. Enfim precisamos de uma mudança e isso só virá dos nossos políticos, que se não forem escolhidos corretamente acabarão com a nossa cidade mais ainda.


Muito obrigado pela entrevista Eliane, foi um prazer !!!

terça-feira, 23 de março de 2010

De 1926 à Revolução de 1930- Brasil

A crise de 1929

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou na Segunda-feira negra (o dia 28 de outubro) e Terça-feira negra (o dia 29).

A Era Vargas

A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil, por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

Governo Provisório (1930 - 1934)

Nomeado presidente, Getúlio Vargas usufruía de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas de modernização do país. Ele criou, por exemplo, novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde -, e nomeou interventores de estados. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente. Continuou com a Política de Valorização do Café (PVC) e criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau, atendendo assim a algumas das reivindicações das oligarquias cafeeiras.

Revolução de 1930

A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

Em 1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.

Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o presidente do estado de São Paulo Júlio Prestes. Porém, Júlio Prestes não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.

Alunos: Gustavo Maximiano Alves, Guilherme Souza, Matheus Araújo, Danillo Botelho.

Professor: Régis Carvalho.