Bem-vindos

Este Blog tem o prazeroso trabalho de mostrar à vocês as maiores curiosidades e as melhores notícias do Brasil e do Mundo; esperando aumentar o campo de conhecimento dos queridos leitores...
Espero que gostem, e qualquer dúvida, sugestão e/ou reclamação, entrem em contato conosco. Muito obrigado!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Mundo Subdesenvolvido

Origens do Subdesenvolvimento

Os Europeus tinham uma cultura mais avançada, baseada na tecnologia industrial e em uma organização social e política superior à dos povos dominados e isso, para os europeus, confirma a superioridade dos brancos europeus sobre os povos de outras etnias. Com base nessa visão, os europeus se achavam no direito de impor os padrões da sua civilização nos outros povos. Com o argumento de ajudar os outros países com essas "políticas", os europeus dominaram e massacraram milhões de pessoas. As riquezas que os europeus retiravam das colônias, especialmente ouro e prata, permitiram um grande acúmulo de capital. Com isso, algumas nações da Europa tornaram-se muito ricas e puderam investir em tecnologias, que enriquecerem ainda mais os europeus.
Como consequência as diferenças econômicas se acentuaram ainda mais, tornando um mundo cada vez mais desigual.

Formas de Análise

Com o fim da Guerra Fria, deixou de existir a tradicional divisão entre Primeiro Mundo (capitalista desenvolvido) e Segundo Mundo (socialista). Com isso também se tornou ultrapassada a expressão Terceiro Mundo (mundo pobre, subdesenvolvido).
Algumas formas de análise são: a renda média de cada indivíduo, dados sobre a qualidade de vida das populações, como nível de nutrição, escolaridade, distribuição de renda, expectativa de vida e mortalidade infantil.

Definições de Subdesenvolvimento

Algumas das formas de se estudar o subdesenvolvimento é comparar um país ao outro. Para facilitar esse estudo, popularizou-se uma classificação mais simples do grau de desenvolvimento dentro da Nova Ordem Mundial. Veja o mapa abaixo.


Nessa divisão teórica, temos o Norte formado por um pequeno grupo de países, onde vivem cerca de 15% da população mundial. Essas nações possuem uma grande renda per capita e um grande PIB.
Já o Sul é formado pelo conjunto dos países subdesenvolvidos, com mais de 160 nações, onde vivem 85% da população mundial. Esse grupo tem um baixo PIB, baixa tecnologia e baixo consumo.

Essas são as análises feitas atualmente do nosso mundo, com todos os detalhes para facilitar o seu entendimento. Muito obrigado por ler !!!

3 comentários: